
Lesões Ligamentares, Meniscais e Cartilagem
As lesões ligamentares e meniscais do joelho são frequentes em atividades esportivas e também no dia a dia. O ligamento cruzado anterior (LCA) é responsável por controlar os movimentos de rotação e deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur. Quando rompido, geralmente por torção, causa dor, inchaço e sensação de instabilidade — como se o joelho “falhasse”.
Os meniscos, por sua vez, são estruturas fibrocartilaginosas que atuam como “amortecedores” entre os ossos do joelho. Cada joelho possui dois meniscos: medial (interno) e lateral (externo). Eles distribuem a carga, estabilizam a articulação e protegem a cartilagem. Lesões podem ocorrer por trauma (em esportes) ou por degeneração progressiva, sendo esta comum em pacientes acima dos 40 anos.
Por serem pouco vascularizados, principalmente na parte interna, os meniscos têm baixa capacidade de cicatrização natural, o que pode dificultar a recuperação espontânea. O tratamento depende da localização e extensão da lesão, podendo ser conservador (fisioterapia e fortalecimento) ou cirúrgico, por artroscopia — que permite sutura meniscal (quando possível) ou meniscectomia parcial (remoção do trecho lesionado).
Já nas lesões ligamentares completas, especialmente do LCA, muitas vezes é indicada a reconstrução ligamentar com enxerto, visando recuperar a estabilidade e permitir o retorno ao esporte com segurança.


Agende Agora
TRATAMENTOS
🔸 Tratamento conservador (sem cirurgia):
-
Fisioterapia para fortalecimento e reequilíbrio muscular
-
Controle da dor com medicações, infiltrações e orientações
-
Avaliação biomecânica para prevenir sobrecarga
-
Excelente opção para casos leves ou moderados
🔸 Tratamento cirúrgico (artroscopia):
-
Indicado quando há instabilidade, bloqueio articular, lesões graves ou falha do tratamento conservador
-
Cirurgias minimamente invasivas, com alta taxa de sucesso e recuperação programada